Datas das Eleições 2022: Calendário Eleitoral e Candidatos às Eleições

Quando acontecem as eleições em 2022? Essa é uma questão que já começou a ser buscada pelos brasileiros! Em breve o país irá eleger o novo Presidente da República, Governadores, Deputados e Senadores. As datas das eleições 2022 já estão sendo definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. Neste artigo, saiba todas notícias atualizadas sobre as datas das eleições 2022 e os principais candidatos à corrida presidencial e estaduais!

publicidade
Datas das Eleições 2022
Datas das Eleições 2022

Calendário com as datas das eleições 2022

O calendário das eleições de 2022 tem prazos que não podem ser ignorados pelos cidadãos brasileiros.

publicidade

Todos os eleitores, candidatos e partidos devem ficar atentos a todas às novas regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral. 

Geralmente, as eleições acontecem no mês de outubro. Sendo assim, espera-se que as datas das eleições 2022 permaneçam nesse mesmo mês. 

publicidade

A eleições 2022 acontecem sempre em dois domingos ao longo do mês de outubro, o horário da votação começa às 8h e vai até às 17h em horário local.

Logo quando o prazo para a votação é encerrado, já se inicia a contagem de votos pela urna eletrônica para saber quem será o Presidente da República, os novos Governadores dos estados brasileiros e os novos Senadores. 

publicidade

Vale lembrar que, devido a pandemia da COVID-19, as regras e cuidados deverão ser ainda mais intensos! É necessário ir votar com o uso de máscara e levar a sua própria caneta.

O calendário com as datas das eleições 2022 ainda não foram divulgados. Para lhe auxiliar, confira o calendário eleitoral da edição anterior:

publicidade
DATA EVENTO
1/1 Institutos de pesquisa de opinião pública ficam obrigados a registrar junto à Justiça Eleitoral suas pesquisas relativas às eleições ou aos possíveis candidatos.
1/4 O Tribunal Superior Eleitoral começa a promover propaganda institucional no rádio e na televisão.
7/4 Último dia para filiação partidária e registro de partidos.
9/5 Último dia para o eleitor que pretende votar requerer o título, alterar seus dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral.
18/6 São divulgados os recursos disponíveis no Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
5/7 Os políticos com vistas à indicação de seu nome pelo partido podem começar a fazer propaganda intra partidária.
7/7 Os agentes públicos ficam proibidos de praticar várias condutas, entre as quais remover, transferir ou exonerar servidor público. Também são vedadas a realização de inaugurações e a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos.
17/7 Período de habilitação do eleitor para voto em trânsito.
20/7 As convenções para a escolha dos candidatos devem ocorrer entre esta data e 5 de agosto. Além disso, não é mais permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.
25/7 Os partidos e os candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral a partir desta data os dados sobre recursos financeiros recebidos para financiamento de campanha até 72 duas horas após o recebimento desses recursos.
15/8 Limite para os partidos e as coligações apresentarem junto à Justiça eleitoral o requerimento de registro de candidaturas.
16/8 Passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.
31/8 Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
9/9 A primeira parcial da prestação de contas deve ser enviada para a Justiça Eleitoral.
17/9 A Justiça tem até esta data para julgar todos os pedidos de registro de candidatos que vão concorrer ao pleito.
22/9 A partir desta data, nenhum candidato pode ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.
2/10 Nenhum eleitor pode ser detido ou preso a partir desta data, salvo em flagrante delito, em caso de sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.
4/10 Limite para a realização de debates no rádio e na televisão. Também termina a propaganda política feita através de comícios.
6/10 Data-limite para a distribuição de material gráfico e promoção de caminhadas, carretas, passeatas ou carros de som. Também é o último dia para o TSE divulgar comunicados e instruções ao eleitorado.
7/10 Primeiro turno das eleições.
28/10 Segundo turno das eleições.

Fonte: G1

*Assim que as datas das eleições 2022 forem divulgadas, atualizaremos o conteúdo!

publicidade

Principais candidatos às Eleições 2022

A corrida pelos cargos de Presidente da República, Governador, Deputados e Senadores começa bem antes do primeiro e segundo turno das eleições 2022!

As pessoas procuram saber quem vão ser os novos candidatos na disputa eleitoral meses antes.

publicidade

Não é à toa que, segundo o site Gazeta do Povo, o presidente Jair Bolsonaro decidiu não mais esperar pela criação do “Aliança pelo Brasil” e passou a procurar por outras alternativas para tentar a reeleição.

E assim como ele, muitos outros atores políticos também já se articular para criar a musculatura necessária para transformar suas pré-candidaturas em candidaturas certas e oficiais até o próximo ano. 

publicidade

Muitos nomes já estão sendo cotados e expostos para a candidatura da Presidência da República.

Confira quais são os principais candidatos ao cargo de Presidente do Brasil nas eleições 2022:

Ciro Gomes (PDT), ex-governador do Ceará. Além dele, Fernando Haddad também deve continuar na disputa pela presidência do Brasil. 

publicidade

Novos nomes estão sendo citados, como por exemplo o do apresentador Luciano Huck.

Ameaçando entrar no jogo político desde 2018, o artista e empresário ensaia novamente uma possível candidatura para as eleições presidenciais em 2022. 

Abaixo, você poderá conferir os principais nomes e outros ainda incertos que devem se candidatar às eleições de 2022:

publicidade
  • Jair Bolsonaro (sem partido)
  • Ciro Gomes (PDT)
  • Rui Costa (PT)
  • João Doria (PSDB)
  • Lula (PT)
  • Guilherme Boulos (PSOL)
  • Sergio Moro (sem partido)
  • Luciano Huck (sem partido)
  • Fernando Haddad (PT)
  • Rodrigo Maia (DEM)
  • Marcelo Freixo (PSOL)
  • Flávio Dino (PC do B)
  • Luiz Henrique Mandetta (DEM)
  • Randolfe Rodrigues (Rede)
  • Eduardo Leite (PSDB)
  • Marina Silva (Rede)

Continue acompanhando nosso portal para ficar por dentro de notícias atualizadas sobre as datas das eleições 2022 e demais informações sobre candidaturas!

Este artigo foi útil? AVALIE

publicidade
Avaliação média:
Total de Votos:

Datas das Eleições 2022: Calendário Eleitoral e Candidatos às Eleições

Mônica Azevedo
Jornalista e especialista em produção de conteúdo para voltado para a internet desde 2018, atua como redatora do portal, sempre compartilhando informações atualizadas sobre as datas, candidatos e demais notícia relacionadas às eleições que irão acontecer no Brasil em 2022.